Animais viviam em casa sem condições de higiene em Ribeirão Preto (SP).
Polícia autuou local e cachorros foram levados para clínica veterinária.
Um morador do Parque dos Servidores, em Ribeirão Preto (SP), foi autuado na tarde desta terça-feira (6) pela Polícia Militar Ambiental suspeito de manter animais de estimação em condições precárias. O homem terá que pagar R$ 6 mil de multa pelo abandono de dez cães - oito deles filhotes - que viviam presos em uma casa sem qualquer tipo de higiene e sem receber alimentação regularmente, de acordo com a polícia. A denúncia foi feita pela internet e divulgada em uma rede social. Uma ONG de proteção aos animais acionou a polícia, que foi até o local e constatou os maus-tratos.
De acordo com Patrícia Helena Torrieri, veterinária da ONG, uma das representantes da organização que recebeu a denúncia esteve no local na segunda-feira (5). "Ela fotografou, constatou que realmente os cachorros estavam com fome. Alguns vizinhos afirmaram que alimentam esse animais por baixo da porta ou jogam ração por cima do muro, mas ninguém tem como colocar água", afirma.
Uma vizinha, que preferiu não se identificar, confirmou que os animais não são bem alimentados. "Já vi o dono chegar aqui algumas vezes, mas não sei a rotina dele. A gente o vê muito pouco. De vez em quando a gente joga alguma coisa para os cachorros comerem, porque eu acordo à noite com eles gritando, e olha que eu não moro encostada. Dá para ver que a fome deles é cruel. Eu tenho meus bichinhos e sou totalmente contra essa situação. É desumano, mesmo que seja com animais", diz.
Pelas más condições de higiene da casa, os animais precisarão passar por exames clínicos, de acordo com a veterinária. "Tem um corredor com muitas fezes acumuladas. Precisaremos coletar sangue para saber a condição de saúde desses animais", explica. Segundo Patrícia, caberá à polícia decidir se os cães voltarão ao proprietário ou se os animais serão doados.
Sem condições
Segundo o sargento da Polícia Militar Ambiental Carlos Ongaro, o homem alegou que não tinha condições de cuidar devidamente dos animais pelo fato de trabalhar e morar sozinho. "Os animais serão recolhidos e a ONG se comprometeu com a guarda deles. A Vigilância Sanitária também foi acionada para vistoriar o local", diz.
Segundo o sargento da Polícia Militar Ambiental Carlos Ongaro, o homem alegou que não tinha condições de cuidar devidamente dos animais pelo fato de trabalhar e morar sozinho. "Os animais serão recolhidos e a ONG se comprometeu com a guarda deles. A Vigilância Sanitária também foi acionada para vistoriar o local", diz.
0 comentários:
Postar um comentário